quinta-feira, 27 de março de 2014

A substância do amor e outras crónicas - AGUALUSA




Nome do leitor: Raquel Martín-Garay Sánchez.

Título do libro: A SUBSTÂNCIA DO AMOR E OUTRAS CRÓNICAS.

Autor: José Eduardo AGUALUSA.

Tipo de texto: Crónica

Número de páginas: 176

Tema principal: Compilação de crónicas pubicadas em diversos jornais e revistas. O livro divide-se em 3 partes: I. FICÇÕES II. INQUIETAÇÕES III. PAIXÕES.

Breve resumo: O autor trata de temas recorrentes ao longo de breves histórias: a Guerra da Independência em Angola, a posterior guerra de guerrilhas, a corrupção política no país, o valor da vida em diferentes partes do mundo, a violência, o sofrimento das pessoas, a esperança, a língua e cultura crioula em Angola, a resignação como forma de sobrevivência, o quotidiano como essência de vida a passar enquanto os conflitos armados se desenvolvem e o universo mágico da mulher.

Tudo isto, através de histórias breves, de gente real ou que parece sê-lo, a maior parte das vezes, personagens femininas. Aborda as histórias sem falsa compaixão e com um optimismo latente sobre o qual sobressai a naturalidade com a qual narra as mais terríveis cenas. Cheio de ironía sempre que se trata dos regimes políticos e das suas vaidades.

Apresenta tanto personagens cheias de ternura e ingenuidade como outras capazes da maior crueldade. Por vezes, mistura ambos.

Opinião pessoal: Através de breves crónicas Agualusa manifesta sensibilidade, humor, compromisso com a sociedade angolana, surpresa  pela bondade alheia e muito amor pela língua e pela cultura como expressão da sabedoria dos povos. Apresenta, também, a sua particular visão do universo feminino.

Adivinha-se um Agualusa viajante, cidadão do mundo, conhecedor e valorizador da diversidade, curioso de tudo. Também um Agualusa a sofrer muito: pela perda da inocência e da pureza do seu país, que outros conseguiram tornar em interesse e falsidade e pela perda de identidade.

Manifesta-se como um grande observador e defensor do ser humano.

Duração da leitura: três semanas. Cada crónica não tem mais de 3 ou 4 páginas.

Acesso ao livro: através do serviço de empréstimo de livros do nosso clube de leitura “Livros à volta da mesa”.

Apreciação global da leitura: 5/5

Informação complementar:
http://www.agualusa.pt