domingo, 9 de fevereiro de 2014

O Primo Basílio - Eça de Queiros



 
 
Nome do leitor: Inmaculada Montero
Titulo: O PRIMO BASÍLIO
Autor: Eça de Queiroz
Tipo de texto: Romance
Personagens:
  A Luisa e o Jorge, casal que mora em Lisboa.
 Sebastião, amigo do Jorge.
 Leopoldina, amiga da Luisa quem o Jorge não gosta nada.
 D. Felicidade, beata amiga da Luisa.
 Juliana, Joana e Ernestinho trabalham na casa do Jorge e  da Luisa.
 Conselheiro, amigo do Jorge.
Basilio, primo da Luisa e antigo namorado dela.

Resumo: O Jorge e a Luísa são um casal burguês da sociedade Lisboeta do século XIX. Parecem felices, mas a viagem do Jorge ao  Algarve vai mudar a tranquilidade da Luísa. É nessa altura que o primo Basílio – um antigo namorado da Luisa- chega a Lisboa. De facto, eles tinham sido noivos antes da Luísa conhecer o Jorge. Como a Luísa era uma mulher sonhadora com muito tempo livre, não foi difícil para o Basilio conquistá-la de novo : ele era rico, morava na França e representava o novo, moderno frente ao atraso de Portugal … Aos poucos o seu amor transforma-se em paixão e começam a ter encontros no “PARAISO”   um lugar decadente que nada tem a ver com o nome.  Além disso  escrevem- se cartas de amor. Entretanto, uma das empregadas da casa, a Juliana, suspeita de algo e fica à espera e um dia ela “descobre” uma carta de amor. Começa então a chantagear a sua patroa. Daqui para frente trocam os papéis: a senhora transforma-se em escrava e a empregada em patroa. Não só a Luísa está a fazer as tarefas da casa mas também oferece ou empresta os seus vestidos à Juliana.
Quando o Jorge volta da viagem, não desconfia de nada embora a Luísa fizesse tudo o que a Juliana lhe dizia. A Luísa começa a adoecer e tem de pedir ajuda ao Sebastião. Ele prepara uma armadilha para que a Juliana mude o seu comportamento e  a sua atitude. Assim a Luisa espera que  a Juliana não a incomode mais. E assim acontecerá, embora já seja um bocado tarde.
(Não contarei o desfecho para encorajar os futuros leitores a lerem e a conhecerem o que ocorre a estas personagens.)

Opinião pessoal:
 É um romance clássico que reflete e critica a vida burguesa da sociedade lisboeta do século XIX – muito provinciana, atrasada e ainda por cima hipócrita  - . Quando comecei a lê-lo,tinha outra ideia do primo Basílio, tinha imaginado uma personagem diferente, uma pessoa melhor. No entanto, desde o começo podemos ver que  é uma pessoa que está a esconder alguma coisa e torna-se um vilão muito superficial como se só quisesse manter relações sexuais com a Luísa. De facto, ele fica cansado dela muito rapidamente e desaparece da sua vida. Ainda nas últimas páginas desconcerta  e surpreende a sua atitude quando  sabe o que aconteceu à Luisa.
É um livro que não recomendo  as pessoas que gostem das leituras fáceis. É muito descritivo, mas isso faz com que o libro seja muito interessante porque se podem aprender muitas coisas da vida naquela altura em Lisboa. Em muitas páginas podem ver-se e imaginar as coisas, os quartos, as roupas, as ruas de Lisboa…. Se gostar dos romances do século XIX como La Regenta, Madame Bovary, Fortunata y Jacinta …então é um livro perfeito.
A personagem de que mais gostei foi Sebastião. A meu ver é o mais humano e às vezes pressinto que ele está apaixonado  pela Luísa. É um bom amigo que vai defender a Luísa sempre como se pode ver no desfecho do livro. Em geral, quase todas as personagens , excepto o Sebastião, estão marcados pela baixeza de carácter.
Numa parte do livro a personagem da criada Juliana lembrou-me a criada da peça de teatro de Garret que lemos no ano passado – onde são os criados quem ajudam os donos embora neste romance a Juliana se transforme na dona enquanto a Luisa é a escrava.
Se quiser desfrutar um livro bem escrito, viajar pelas ruas de Lisboa do século XIX, conhecer as casas da burguesía e aprender da vida portuguesa naquela altura é um livro óptimo. Mas se estiver à procura de uma leitura  fácil com muita acção, é melhor outra escolha que não seja tão descritiva com tantos adjectivos para que vejamos como são  todos os lugares  e  as personagens. Recomendo-o, mas o leitor tem de estar habituado a ler romances como os anteriormente citados.
Duração: 2 meses – não lia todos os días-.
Acesso ao libro: Livro eletrónico
Apreciação: 4/5

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Nas tuas mãos - Inês Pedrosa


Nome do leitor:  Marian Izquierdo

Titulo do libro: ”Nas tuas mãos”

Autor:  Inês Pedrosa

Tipo de texto:  romance

Número de páginas:  207


Tema principal: A historia de três mulheres

Breve resumo:   Como diz a contracapa, é a historia de três mulheres , de diferentes gerações, cujos destinos se cruzam. Eu considero que isto não é estranho já que pertencem à mesma familia.

Opinião pessoal:  São interessantes  as relações entre elas, as relações de 
amor, amizade mesmo entre outras pessoas. Além disso, vê-se a transformação, não só de Portugal ,mas  as transformações sofridas pelas distintias gerações de mulheres desde a avó até à neta.

Por vezes é complicado de ler devido a inúmeras reflexões .

Duração da leitura: dois meses (partilhada com a leitura de outros livros).

Acesso ao libro: Eu comprei-o

Apreciação do libro: 4/5

Informação complementar: neste blog, pode ler-se uma análise muito interessante sobre o romance http://minhapaixaoaleitura.blogspot.com.es/2011/06/nas-tuas-maos-ines-pedrosa.html





quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Novas Crónicas da Boca do Inferno - Ricardo Araújo Pereira





Nome do leitor: Mª Asuncion (Asun)

Título do livro: Novas crónicas da boca do inferno

Autor: Ricardo Araujo Pereira

Tipo de texto: São artigos publicados na Revista Visão

Número de páginas: 216

Data: 2009

Tema principal: Analizar os acontecimentos mais relevantes da semana, com muita brincadeira

Breve resumo: O autor dá uma visão personalizada, com muito humor, da atualidade semanal
Opinião pessoal: É um livro muito bom e  cuja leitura aconselho porque transmite-nos as noticias de forma diferente. É uma visão pessoal do jornalista que nos faz rir das coisas mesmo das coisas mais tristes. Ele põe a realidade toda ao revés.

Duração da leitura: Duas semanas         

Acesso ao livro: Não encontrei na livrarias nem bibliotecas, mas eu vi on-line, e eu visite “O goberno sombra”. Dei muitas gragalhadas

Apreciação global da leitura: É boa e recomendável

12. Informação complementar: nesta página podemos ler mais crónicas do mesmo autor 


Nestas outras páginas podemos ver e ouvir alguns dos seus programas de rádio:

http://ahetal.com/gag/1643 (Mixórdia de temáticas)